Ideias para um Natal minimalista

Adoro decoração de Natal que sai do óbvio e trivial verde-vermelho-Papai Noel, sempre dá para fazer uma coisinha interessante e diferenciada.

Separei algumas ideias que achei sensacionais para você fazer em casa, e o mais legal da decoração minimalista é que ela não é temática, não é aquela coisa que você deixa guardada no maleiro o ano todo e só tira em Dezembro, são itens que você já tem e usa no dia a dia.

Velas em canecas ou bowls: esta é uma ótima desculpa para experimentar todas aquelas canecas e bowls  lindinhos que você comprou durante o ano. É só preencher o espaço com musgo para a vela ficar retinha, você pode decorar também com bolinhas, nozes, canelas, coisas que não custam nenhuma fortuna. As velas sempre branquinhas ou no máximo um off white.

     

As bolachas de tora de madeira fizeram muito sucesso esse ano com a onda do ¨estilo escandinavo¨, e podem ser encontradas em lojas de decor ou com artesãos locais em Campos do Jordão ou Embu das Artes. Elas servem de apoio para enfeites, bolas e ramos de folhagem e ficam lindas decorando aparadores, mesas de jantar e de centro.

Adoro os galinhos de cranberries, são delicados e elegantes. Nessa época do ano você acha em qualquer loja de flores artificiais. Colocou numa jarra branquinha, que você tem e usa no dia a dia, ajeitou e voilá, um belo arranjo!

Esse ano vimos muita fake fur na moda e na decoração. Que tal revestir letras em mdf (aquelas de aniversário de criança, chá de cozinha mesmo) com um tecido com imitação de pele, que hoje você acha em qualquer loja de tecido?

Não poderiam faltar as embalagens de presente personalizadas para deixar ao pé da arvore… Pode ser em papel craft ou um branquinho com desenhos feitos à mão, fechados por cordas e barbantes, e aquele raminho de folhagem que vem nas flores que a gente compra na feira. Eu pessoalmente sempre acho que a embalagem bonita faz um presente parecer mais especial, mas isso não significa gastar tempo e dinheiro em embrulhos extravagantes. 

     

 

Luzinhas coloridas não tem vez na decoração minimalista, dê preferencia as de uma cor só e preferencialmente as amarelinhas. Pense fora da caixa, elas podem servir para contornar objetos, como uma estrela, uma guirlanda, e até ser A Árvore de Natal – não é uma ótima ideia para quem mora em apartamento pequeno e não pode se dar o luxo de ter um pinheiro com 2 metros de altura?

     

Essa ideia de árvore de natal achei sensacional. Nada mais é do que sarrafos de madeira com ramos de folhagem seca coladas. Muito simples, muito chic!

Uma guirlanda menos volumosa, mais moderna, sem enfeites de plástico, com um que de orgânico, meio selvagem, sai do trivial. Ao escolher a folhagem, eu usaria uma que secando continua bonita, como um cedro ou um eucalipto. É só montar num aro de ferro, misturar com galinhos de cranberries, e olha o poder: 

Estilize sua mesa com uma toalha diferenciada, que você mesmo pode pintar com padrões geométricos. Uma louça simples, em p|b, guardanapo em papel com uma estampa bacana (essa é a clássica pied de poule), um raminho de cranberries, e pronto, você tem uma mesa personalizada e fora do comum.

Mas o importante, importante mesmo é que a noite seja de muita paz, luz e reflexão.

Um bom Natal a todos!